fbpx

3ª Rodada - Circuito de Xadrez de Cascavel - 1ª Etapa

O torneio continua seguindo, 2 pontos em 2 possíveis, tudo indo perfeitamente… 

E agora na 3ª rodada eu sou emparceirado com meu colega de equipe Neri Benetti…

Logo nos sentamos, arrumando as peças, e já o árbitro faz sua rotineira fala “…confiram peças e relógio, comprimente seu oponente, podem iniciar a partida”…

Pois então começamos!

1. e4 c5 2.Cf3 d6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 Cf6 5.Cc3 a6

 

Essa é a famosa Variante Najdorf da Defesa Siciliana...

Ela é extremamente teórica, ou seja, tem muita variante "forçada", que se não realizar, pode acabar em posições bem ruins...

Ela é bem dinâmica, com muitos temas táticos e posicionais para os dois lados... (Não é atoa que Fischer e Kasparov usavam ela)

6.Bc4 !?

Coloquei essa pontuação (!?) porque eu raramente jogo essa variante, mas, naquele momento eu me senti muito atraído pelo lance, por mais que seja uma das variantes principais nessa posição, não é algo que costumo jogar…

 Foi uma questão de seguir o instinto e não ter aquele típico remorso  “Nossa, porque que eu não joguei aquele lance lance…”

(Posição após 6.Bc4)

E agora eu me preparo para jogar uma posição bem agressiva, cheia de táticas e cálculo, que era o que eu estava procurando naquele momento.

Eu gosto de usar a intuição no xadrez, se me sinto bem e confiante com uma decisão, sem arrependimentos.

6. … b5 7.Bb3 Bb7 8.0-0 e6

(Posição após 8. ... e6)

Talvez você tenha perguntado "Mas negras não ganharia peão se jogasse b4 seguido de Cxe4 ?

Sim, ganharia, mas ficaria completamente perdido na posição porque as brancas terão total compensação e mais um pouco, vou te explicar...

(Variante alternativa 8. …b4 … 9.Cd5 Cxe4 10.Te1 Cc5 11.Bg5 +- (Vantagem decisiva) … Recomendo você utilizar o tabuleiro e peças, pode ser no computador, para visualizar essa posição, perceba a vantagem das brancas em desenvolvimento, atividade de peças, ataque, iniciativa e posicionamento do rei, isso que se chama compensação pelo peão!

9.Bg5 Be7

(Posição após 9. ... Be7)

Essa é uma posição que eu poderia ter realizando o sacrifício em e6 mas preferi jogar De2 no momento, conectando as torres.

Aqui existe o típico sacrífico Bxe6 seguido de Cxe6 e Cxg7+, conseguindo três peões e iniciativa pelo bispo.

10.De2 Dc7 11.Bxe6!

(Posição após 11.Bxe6)

Esse é um sacrifício típico na variante de Bc4 contra a Najdorf, e as brancas terão 3 peões, além do rei negro exposto na ala do rei, é uma ótima compensação na posição.

Pena que eu não joguei a melhor sequência, como você verá adiante...

11. … b4

E agora ele contra-atacou e tenho uma decisão importante a se tomar, aqui eu deveria ter calculado melhor, aliás, o que você jogaria de brancas nessa posição após o lance b4 das negras ?

 

12. Cd1 ?

Esse foi um lance bem ruim que cometi, eu deveria ter calculado mais as variantes forçadas, acabei querendo acelerar porque eu já estava com “apenas” 6 minutos no relógio – começamos com 10…  e novamente eu te pergunto, qual era a melhor sequência para as brancas em vez de 12.Cd1?

O lance que era extremamente forte para eu jogar era 12.Bxf6!! fxe6 (bxc3 13.Bxg7! Tg8 14.Bxf7+ Rxf7 15.Dh5+ Rxg7 Ce6+) 13.Cxe6 Dd7 14.Cxg7+ Rf7 15.Bxe7 Rxg7 16.Cd5 Te8 17.De3… Recomendo colocar essa variante no tabuleiro e peças, para você visualizar os temas táticos de lances intermediários, mates forçados, ataques duplos, etc.

12. … fxe6 13.Cxe6 Dd7 14.Cxg7+ Rf7 15.Cf5

Essa posição não é a ideal para as brancas (não queria que meu cavalo estivesse em d1) mas não está tão ruim quanto eu achava estar na partida.

E agora em seguida vem um erro crucial das negras que acaba com a partida, quantas vezes você já perdeu assim, por causa de um único grande erro ?

15. … Cxe4 ?? 

Esse foi um erro gigantesco que custou a partida… sempre esteja atento ás ameaças do adversário, busque saber o que é necessário fazer na posição, muitas vezes é melhor neutralizar as iniciativas do oponente do que ganhar mais um peão

Um lance que seria muito melhor era 15. …Db5! (oferecendo a troca de damas para neutralizar o ataque) e depois seguindo com Cbd7 (desenvolvendo as peças e melhorando a segurança do rei).

16. Dh5+

Perceba que agora o rei das negras está completamente exposto e dominado, ele está na escolha de levar o rei para o centro, levar mate no canto ou perder toneladas de material.

Se ele jogar Rg8, leva mate depois de Ch6+ seguido de Df7#

Se ele jogar Rf8, tem Bxe7+ ganhando toneladas de material.

16. … Re6

Como você jogaria essa posição de brancas ? (Você não vai querer que o rei escape ileso dessa posição)

17.Cd4+! 

Trazendo o rei mais para o centro

17. … Rd5 18. Bf6+ desc

 

Perceba que o rei negro não consegue escapar para a ala da dama, o cavalo de d4 bloqueia a casa 'c6' (muito importante).

E agora seguiu 18. ...Rc4 19.Ce3# xeque-mate
(poderia ser 19.b3# também)

Espero que você tenha aprendido com essa partida temas táticos, de rei exposto, variantes forçadas e muito mais.

Se você gostou dessa partida analisada, nós podemos realizar uma Sessão Estratégica GRÁTIS, onde iremos avaliar seu jogo e indicar maneiras de melhorar seu treinamento e resultados, clique no botão abaixo para passar pelo processo!